image 1 image 2

DEPOIMENTO: MINHA EXPERINCIA PESSOAL NO PERODO DA REPRESSO POLTICA NO BRASIL

Texto escrito pelo Prof. Dr. José Caros Libâneo sobre sua experiência durante o regime militar. Libâneo é Professor da PUC-GO.

Continuar

COM GOSTO DE CINZAS

Sinto gosto de cinzas, ao escrever o presente texto. Nesses dias que anunciam o carnaval, é como se todos os excessos já tivessem sido cometidos e, por antecipação, estivéssemos na quarta-feira de cinzas e tudo quanto isso possa significar: reconhecimento dos pecados, contrição e penitência, expectativas de perdão e salutares propósitos de regeneração.

Continuar

CHEGOU A REVOLUÇÃO?

Muito se questiona se houve revoluções no Brasil. Argumenta-se que em 1889, em 1930 e em 1964 deu-se mera troca do grupo hegemônico no poder, mantendo-se inalterada a estratificação das classes no país. Simples golpes ou quarteladas, esses movimentos não chegaram a cumprir o papel de verdadeiras revoluções: o de subverter a ordem e implementar novas estruturas sociais.

Continuar

Para onde foi Saramago?

Escrito como homenagem, mas tamém para desmistificar um pouco a imagem "filosófica" de um bom literato.

Continuar

SOBRE A BELEZA

Antigo provérbio diz que “beleza não põe mesa”. Ou seja, o simples fato de ser bonito não garante uma existência confortável, com mesa farta e mordomias outras. Entretanto, se algo facilita a vida das pessoas, a beleza vem em primeiro lugar. É próprio do ser humano deixar-se cativar por ela - como se a humana natureza almejasse a perfeição. 

Continuar

COBRAS & LAGARTOS

Na noite quente, a vontade é deixar abertas portas e janelas, armar a rede na varanda e aproveitar a brisa que traz o perfume do jasmineiro em flor. O céu está estrelado, sem nuvens e sem lua, enquanto o clarão das cidades por perto espalha uma névoa luminosa sobre as árvores. A despeito da seca extemporânea, em algum lugar sapos coaxam: estarão chamando a chuva que se foi?

Continuar