image 1 image 2

É ATRASO MESMO

Assisti ao filme ”Gravidade” e fiz questão de vê-lo no cinema, numa tela gigante, com direito a som e imagens especiais. Nada de telefonemas pelo meio, nada de problemas domésticos, nada de imprevistos que fazem de uma sessão em casa uma sequência de interrupções.

Continuar

OUTROS CARNAVAIS

Houve um tempo em que eu gostava de Carnaval. Adolescente, morando no Rio de Janeiro, não perdia as soirées dançantes do Clube Militar, onde meu tio nos tinha como dependentes, a mim e aos meus irmãos. 

Continuar

DEPOIMENTO: MINHA EXPERINCIA PESSOAL NO PERODO DA REPRESSO POLTICA NO BRASIL

Texto escrito pelo Prof. Dr. José Caros Libâneo sobre sua experiência durante o regime militar. Libâneo é Professor da PUC-GO.

Continuar

COM GOSTO DE CINZAS

Sinto gosto de cinzas, ao escrever o presente texto. Nesses dias que anunciam o carnaval, é como se todos os excessos já tivessem sido cometidos e, por antecipação, estivéssemos na quarta-feira de cinzas e tudo quanto isso possa significar: reconhecimento dos pecados, contrição e penitência, expectativas de perdão e salutares propósitos de regeneração.

Continuar

CHEGOU A REVOLUÇÃO?

Muito se questiona se houve revoluções no Brasil. Argumenta-se que em 1889, em 1930 e em 1964 deu-se mera troca do grupo hegemônico no poder, mantendo-se inalterada a estratificação das classes no país. Simples golpes ou quarteladas, esses movimentos não chegaram a cumprir o papel de verdadeiras revoluções: o de subverter a ordem e implementar novas estruturas sociais.

Continuar

Para onde foi Saramago?

Escrito como homenagem, mas tamém para desmistificar um pouco a imagem "filosófica" de um bom literato.

Continuar