image 1 image 2

INFLUENCIAR OU SER INFLUENCIADO

Concurso de redação promovido pela ATLECA

2º Lugar

INGRID PORTILHO DA SILVA

aluna do 1º ano de Informática do IFGoiano - Campus de Trindade

nascida em 05 de junho de 2000

Orientadora: Poliana Queiroz

 

INFLUENCIAR OU SER INFLUENCIADO

         Em meio a uma sociedade de jovens alienados e dispersos vivendo em um mundo virtual, distantes a cada dia mais da realidade, ofertas e ferramentas de atrativos a jovens têm crescido cada vez mais. A obsessão e curiosidade por elas os têm levado a um caminho de ruínas, desprovido de sucesso e de cultura.

         O interesse por coisas momentâneas venda os olhos desses jovens, que poderiam obter êxito, sucesso, cultura, identidade própria. A palavra cultura significa o estado ou estágio de desenvolvimento de um povo ou de um período, caracterizados pelo conjunto de obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período. Com certeza, esses jovens não compreendem o verdadeiro significado dessa palavra diante de uma sociedade dominada pela tecnologia e movida por prazeres momentâneos.

         O que está faltando é incentivo por parte dos pais, dos responsáveis, das escolas, dos professores, do governo. Está faltando interesse por parte dos jovens; está faltando a visão voltada a um futuro melhor, desprovido pelo menos um pouco de ignorância, de superficialidades. Mas maior efeito do que o incentivo, importa a força de vontade de cada jovem para sair da comodidade, da área de influência. É influenciar e não se deixar ser influenciado; é não aceitar a medíocre e desgastante situação de uma vida repleta de facilidades e de um futuro sem perspectiva de realização. O jovem que diz não à cultura diz não a sim mesmo e às suas opiniões.

         A cultura é uma alavanca para o conhecimento e enriquecimento dos jovens. O que se vê hoje são jovens carentes de cultura e envoltos na ignorância.

Autor: INGRID PORTILHO DA SILVA