image 1 image 2

DISCURSO DE POSSE DENIS SCRIS PAIVA

DISCURSO DE POSSE 

Em nome dos nove primeiros Sócios Jovens Aspirantes da ATLECA

 

Aspirar vem do latim ASPIRANS, que significa  "aquele que deseja algo" . Hoje, a ATLECA abriu suas portas para jovens, como nós, poderem aspirar um futuro melhor para nossa augusta casa. A ATLECA já vai completar 27 anos em agosto, uma longa e bonita trajetória escrita pelos seus vários membros dia após dia, ano após ano, durante todo seu tempo de existência. Muitos se foram, mas com certeza estão imortalizados, não imortais como alguns personagens de Homero ( Aquiles, que não podia ser morto por nenhuma arma), mas se tornam imortais como o próprio Homero por deixarem contribuições nas letras, artes ou ciências em nossa sociedade. Daqui de cima vejo muitas cabeças brancas e grisalhas sob as becas de nossa Academia; vejo anos de trabalho em prol da ATLECA, mas vejo também o cansaço natural que a idade trás. Não se entristeçam, nobres confrades, assim como disse Virgílio Ferreira "Não mudamos com a idade na estrutura do que somos. Apenas, como na música, somo-lo noutro tom". Um tom mais bonito de se ouvir eu diria. Nós os jovens queremos tudo e agora, vocês, os pioneiros, sabem que nunca teremos tudo e tudo levará tempo. Sócios Jovens Aspirantes, aspirem o melhor para essa confraria, como fizeram seus predecessores, aspirem como jovens, aspirem tudo, sem medo. Meu treinador de futebol na época que morei no Canadá costumava dizer: " O importante é tentar fazer 100 gols, mesmo que só se faça realmente 1". Jovens, não tenham medo de tentar, de criar, de escrever, de convidar, nós somos o novo alicerce da ATLECA, e assim como tudo no mundo até as Academias de Letras têm que evoluir, têm que modernizar, sem nunca perder a essência, qual seja, buscar manter e incentivar a cultura local, regional, nacional e universal.

Caros Jovens Confrades, por assim dizer, não teremos vida fácil, e ainda bem. A ATLECA  passa por um momento crucial em sua história, estamos sonhando alto, pleiteando o que antes diziam ser improvável. Sem entrar em maiores detalhes, a ATLECA está buscando parceria com a Prefeitura para, na área da cultura, assessorar e participar da criação de um sistema que integre: o museu municipal, o Castelinho, a Sede/Biblioteca, o terreno doado à Academia com a construção da primeira concha acústica de Trindade e o Lago municipal. A ATLECA  está fechando uma parceria com o Cine Teatro AFIPE  para a realização de projetos semanais, a saber: um Cine Clube, Saraus livres e interativos, Café de Ideia,s com discussões dos mais variados temas e a volta da Noite de Gala(inha), agora aberta ao público. São muitos projetos, muitos sonhos mas, com a experiência e contatos da velha guarda, só resta à jovem guarda a disposição necessária para realizar esses sonhos.

Queria deixar um agradecimento especial para os acadêmicos Lena Castello Branco, Floriano Freitas Filho e ao Presidente Bento, por terem sido os idealizadores dessa nova categoria: Sócios Jovens Aspirantes. E um agradecimento maior ainda para meu pai, o Acadêmico e ex - presidente da ATLECA Wilson Alves de Paiva, que me ensinou o gosto por essa augusta Casa e por, apesar de todas as dores de cabeça que eu dei, nunca ter deixado minha auto estima cair, sempre ter-me mostrado que eu era capaz. Ter alguém pra dizer que você pode, é a coisa mais importante que há, ainda mais para um adolescente em formação de personalidade e caráter. Sócios Jovens Aspirantes, nessa noite há doutores, mestres e graduados em diversas áreas do conhecimento dizendo: "Vocês podem". Vamos mostrar a essa cidade o valor de uma Academia, não essa academia que as pessoas andam dando tanta importância, essa academia que é templo do corpo, de musculação, vamos mostrar a todos que nossa Academia exercita o cérebro, exercita a curiosidade e, que sim, nós podemos beneficiar o social e o cultural da melhor maneira possível. Em nome da cultura e da educação que, no Brasil, clamam por socorro. Nós podemos Confrades, acreditem: -  Ad Augusta Per Angusta.

Autor: DENIS SCRIS PAIVA