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Regulamento do 2º Concurso de Redação

ACADEMIA TRINDADENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES - ATLECA

CONCURSO LITERÁRIO ÀS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO E O IFGoiano

 

REGULAMENTO

 

I – DOS OBJETIVOS


Art. 1º.
O 2° Concurso Literário para as Escolas Estaduais de Ensino Médio e o IFGoiano, promovido pela Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes tem por objetivo:

                          I.      Estimular o conhecimento e o correto uso da Língua Portuguesa, bem como favorecer o potencial literário dos estudantes éditos ou inéditos de ensino médio.

                       II.      Conferir visibilidade ao trabalho de aproximação entre a Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes e a Sociedade Trindadense, especialmente na área educacional, por meio da divulgação das redaçõesselecionadas no Concurso.

 

II – DO TEMA

 

Art. 2º. O tema do Concurso Literário é: VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

 

III – DA PARTICIPAÇÃO

 

Art. 3º.  Poderão participar do Concurso os alunos das escolas estaduais de Ensino Médio e do IFGoiano,regularmente matriculados, obedecidas as seguintes regras:

a.       Cada participante poderá concorrer com uma única redação que terá as seguintes características:

·         deve ser inédita e obrigatoriamente escrita em folha de papel almaço pautado;

·         será apresentada na forma de texto dissertativo argumentativo, que deverá ser original, inédito, criativo e coerente, com ideias e vocabulário compatíveis com o tema.

·         não poderá conter o nome do autor, nem qualquer imagem ou sinal que permita identificar a autoria.

b.      Deverá acompanhar a redação um envelope fechado e lacrado, o qual terá escrito na sua face frontal o número de inscrição que o aluno receberá na hora da entrega da redação. Esse mesmo número será colocado na folha redação entregue. O envelope conterá, em seu interior, o nome do aluno, a escola em que estuda, a série (ano) em que está matriculado e seu endereço de residência.

c.       O texto deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.

 

IV – DA SELEÇÃO

 

Art. 4°.

a.      A Comissão Julgadora conferirá notas de 0 a 10 às redações participantes do Concurso.

b.      Serão proclamados vencedores os alunos cujas redações alcançarem as três maiores notas, por escola, inicialmente, e, dentre esses selecionados, uma nova seleção para eleger os três alunos finalmente vencedores.

c.        No caso de dois ou mais concorrentes empatarem com as melhores notas, a Comissão procederá à reavaliação das redações empatadas e decidirá quem será o(a) vencedor(a).

                                                   

V – DA ENTREGA DOS TRABALHOS

 

Art. 5º.

a.       As redações concorrentes serão recebidas pela Coordenação de cada escola de ensino médio e do IFGoiano,que as entregará na sede da ATLECA, na Rua 1, Quadra 10, lote 4, nº 157, Bairro Santuário (em frente a Basílica do Divino Pai Eterno), telefone: 3505-3512,  até as 17:00 horas do dia 31 de junho de 2017.

 

 

VI – DA PREMIAÇÃO

Art. 6º. A premiação será simbólica, um troféu ao primeiro colocado e certificados ao segundo e terceiro colocados.

 

 

VII –DAS DESPESAS

 

Art. 8º. Não haverá qualquer tipo de ressarcimento de despesas e/ou gastos feitos com a confecção dos trabalhos de redação ou com deslocamentos de seu autor ou orientador.

 

IX - DA COMISSÃO JULGADORA

 

Art. 9º. A Comissão Julgadora será composta por acadêmicos da ATLECA indicados pelo presidente da instituição.

 

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 11. Ao assinar o formulário de inscrição,conforme modelo anexo ao presente,o candidato declara-se ciente e de acordo com as normas do presente Regulamento:

§ 1º Os prêmios serão entregues somente em mãos do aluno, que deverá comparecer pessoalmente para recebê-lo, não sendo aceito representante.

§ 2ºAs redações encaminhadas para concorrerem ao presente certame não serão devolvidas.

§ 3º Será sumariamente desclassificada a redação na qual for identificado plágio pela Comissão Julgadora.

Art. 12º.Os candidatos premiados autorizarão formalmente a divulgação dos seus textos na imprensa falada e escrita.

Parágrafo Único: A autorização deverá ser assinada pelo pai ou responsável legal,quando o autor da redação premiada for menor de 18 anos,

 Art. 13º. Os casos omissos e situações não previstas neste Regulamento serão decididos de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Julgadora.

                                                          

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

(ESTE FORMULÁRIO NECESSARIAMENTE SERÁ COLOCADO EM ENVELOPE LACRADO, E ENTREGUE SEPARADAMENTE COM A REDAÇÃO)

 

Nome da Escola:

 

Nome do Aluno:

 

Série e Turma:

 

Data de Nascimento:

 

Endereço:

 

Telefone:

 

Professor Orientador:

 

Responsável,se menor:

 

 

 

 

ANEXO II

COMPROVANTE DE ENTREGA DE REDAÇÃO

(Este só vale com o carimbo da ATLECA)

 

Data de Entrega:

 

Recebido por:

 

 

 

 

Redação ENEM 2016 ( ABAIXO AVALIADA PELOS CRITÉRIOS DO ENEM)

Tema: A intolerância religiosa no Brasil

Autor: Franz Scris Paiva

 

Na obra “A Divina Comédia”, o autor protagonista Dante Alighieri, para salvar sua amada, faz uma longa e perigosa jornada através do inferno, esse, que era dividido em círculos e esferas contendo desafios, os quais eram apresentados pelo seu guia, o poeta Virgílio. Apesar de ser uma ficção, os problemas enfrentados pelo herói da poesia épica podem ser metaforizados no contexto da atualidade. No Brasil, os caminhos para combater a intolerância religiosa devem ser atingidos pela superação dos círculos, representados pela má qualidade de do ensino nas escolas, e das esferas, metaforizadas em forma de escárnio e até violência.

No livro, o protagonista inicia sua jornada enfrentando os desafios mais iniciais, os círculos infernais. Esses, que em nosso país são oriundos das instituições de ensino, seja de base ou superior, pois essas não educam os estudantes de forma cidadã, crítica e/ou ética. Dessa forma, sem esses conhecimentos, as pessoas são levadas a repudiar o que não compreendem ou se familiarizam gerando assim muitas vezes a intolerância religiosa. Muitas vezes, esse problema não está só nas grades curriculares das escolas, mas também no corpo docente que às compõem, visto que, lamentavelmente muitos educadores zombam das crenças de um ou um grupo de alunos, ou levantam discussões prejudiciais tanto à fé quanto à moral dos estudantes.

Assim como no poema épico, Dante, após passar pelos círculos, encontrou o resultado do caminho já percorrido, as esferas do fundo do abismo. Essas, são consequências dos traumas enfrentados anteriormente. As esferas de nosso país são tão profundas quanto às da obra, pois, essas estão marcadas na cultura do cidadão, já que nunca recebeu uma boa educação, esses, muitas vezes ofendem uns aos outros pelo fato de não possuírem os mesmos ideais religiosos. Infelizmente as esferas não param com apenas discussões ou escárnios, elas se estendem até ao uso de violência, já que, por incrível que pareça, não é incomum notícias como agressões à grupos religiosos, como umbandistas, evangélicos, católicos ou etc.

Na obra, Dante foi auxiliado em sua jornada por Virgílio, pois esse que o dava força e conselhos para superar os círculos e esferas. Nosso país, assim como o herói, precisa de um guia, esse, seria representado pela iniciativa do Ministério da Educação e Cultura em um maior e mais eficaz investimento na educação das escolas, voltada ao aprendizado ético, cidadão e consciente, também, deveria fiscalizar com mais rigor os educadores, para que esses possam ser punidos caso desrespeitem de alguma forma as crenças de um ou grupo de indivíduos. Além dessas medidas, poderia ser criado aplicativos para celulares capazes de denunciarem, de forma rápida e prática, pessoas que cometem o crime de intolerância religiosa, seja por meio virtual, oral ou até físico, aplicativo esse, criado por meio da parceria entre as universidades e o poder público. Assim, da mesma forma que Dante encontrou sua amada, o cidadão brasileiro também a encontraria, o respeito mútuo e convivência pacífica entre as diferentes religiões de nosso país.

 

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COMPETÊNCIAS PARA FINS DE AVALIAÇÃO ENEM

 

Dados Pessoais

 

Número de inscrição:161002545754 Nome:FRANZ SCRIS PAIVA CPF:700.077.331­60

 

Prezado participante,

Apresentamos o seu desempenho na prova de Redação do Enem.

Nosso objetivo é fornecer subsídios pedagógicos quanto à sua atuação em cada uma das competências. Sua pontuação em cada competência pode variar de 0 a 200 pontos.

 

Competência 1

 

Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi:160

 

Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

 

 

Competência 2

 

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo­argumentativo.

Sua nota nessa competência foi:200

 

Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo­argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

 

 

Competência 3

 

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi:200

 

Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando­se independência de pensamento e autoria.

 

 

Competência 4

 

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi:200

 

Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.


Competência 5

 

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Sua nota nessa competência foi:160

 

Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

 

 

Nota Final

 

Situação:Presente

Sua nota final: 920

 

OBS: Apenas 1% da redações, em 2016, atingiram nota superior a 900

Autor: Floriano Freitas Filho